Blog

Madi na AGESC

No último dia 03, o Madi Arquitetura participou do 4o treinamento da Associação Brasileira de Gestores e Coordenadores de Projeto, a AGESC. A palestra sobre "Coordenação na Fase de Executivo" foi ministrada com muita desenvoltura pela arquiteta Maria Fernanda Silveira, presidente da Associação.

Diversos assuntos relacionados ao tema de coordenação e compatibilização de projetos foram abordados:

  • Escopo do coordenador e do projetista;
  • Apresentação de check lists e padrões para atas de reunião, pautas, lista dos projetistas envolvidos e outros documentos;
  • A importância de processos para o desenvolvimento de um projeto;
  • Processo de mark-up e furações de estruturas; 
  • Projeto executivo, Detalhamento e projeto L.O. (Liberado para Obra);

A arquiteta Maria Fernanda abordou a questão da contratação dos projetistas de estrutura, instalações, paisagismo, caixilho e vedações a partir da definição do Produto, fase na qual nasce o projeto. Estes projetistas são responsáveis em apontar  todas as questões, inclusive de forma a "...definir todas as informações necessárias à verificação da sua viabilidade técnica, física e econômico-financeira", segundo a arquiteta.

Outro item muito importante abordado nesta apresentação foi a diferença entre os serviços de coordenação e de compatibilização. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, são serviços completamente diferentes:

COORDENAÇÃO DE PROJETO

É feita por um arquiteto que fica responsável por gerenciar todo o processo do projeto. Controla as datas de entrega através de um cronograma, valida o projeto antes de ir para a próxima etapa, mantém o registro de problemas encontrados durante as etapas (através de e-mails e mark-ups), participa de reuniões periódicas com os projetistas envolvidos. Enfim, é a pessoa responsável em otimizar o processo do projeto através de bom fluxo de informações.

COMPATIBILIZAÇÃO DE PROJETO

É feita também por um arquiteto. Esta pessoa é responsável em sobrepor os projetos complementares sobre a arquitetura e estudar todas as interferências pertinentes. A partir deste momento, este profissional é o responsável em distribuir todos os itens incompatíveis com a arquitetura aos projetistas de cada matéria. Por exemplo, se houver um duto de ar condicionado sobreposto à um encanamento de hidráulica, os projetistas devem ser avisados para que possam ajustar seus projetos da melhor forma. 

O Madi arquitetura desenvolve projetos de coordenação e compatibilização de projetos a partir do Estudo Preliminar, visando o melhor desenvolvimento de todo o processo. Podem ser serviços contratados separadamente e de acordo com a necessidade de cada projeto.

Obrigada pelo acesso e até o próximo Post!