Fórmica, Folha de Madeira ou Laca? Qual a melhor escolha?
É pessoal, são muitas as opções de acabamentos para mobiliários e marcenaria que existem hoje no mercado. Mas hoje, nós do Madi Arquitetura & Design, vamos te mostrar hoje as principais diferenças entre os acabamentos mais comuns que especificamos em nossos projetos:
FÓRMICA:
Conhecida como "fórmica", o laminado melamínico é uma chapa para revestimento de marcenarias em MDF, Compensado e outras bases. A grande vantagem deste produto é a versatilidade da cores e texturas, além da baixa manutenção no uso.
FOLHA DE MADEIRA:
Ah, nós adoramos revestir as nossas marcenarias com folhas de madeira! Esta é uma alternativa muito boa para quem gosta da marcenaria com acabamento madeirado e não pode investir em um móvel de madeira maciça. A marcenaria ganha um ar de sofisticação com o uso deste produto e, além disso, o acabamento fica impecável. A grande questão é o custo final do orçamento, que gira em torno de 20% a 30%, dependendo da madeira especificada.
LACA:
A pergunta que a gente mais ouve aqui no Madi Arquitetura & Design é:
" Laca risca? "
Resposta: Sim, pessoal, laca risca!
" Ah, mas então porque vocês especificam? "
Resposta: Nós especificamos em marcenarias de baixo uso ou sugerimos sempre uma proteção com tampo de vidro, por exemplo... Além deste tipo de uso, a laca também pode ser utilizada em detalhes de marcenaria com cores que não existem na fórmica...
O importante é sempre pensar no uso que sua marcenaria vai ter. Se você precisa de algo que não tenha muita manutenção, prefira a fórmica. Se você quiser algo mais sofisticado, pode usar a laca ou a folha de madeira!
Até o próximo!