Blog

Fórmica, Folha de Madeira ou Laca? Qual a melhor escolha?

É pessoal, são muitas as opções de acabamentos para mobiliários e marcenaria que existem hoje no mercado. Mas hoje, nós do Madi Arquitetura & Design, vamos te mostrar hoje as principais diferenças entre os acabamentos mais comuns que especificamos em nossos projetos:

FÓRMICA:

Conhecida como "fórmica", o laminado melamínico é uma chapa para revestimento de marcenarias em MDF, Compensado e outras bases. A grande vantagem deste produto é a versatilidade da cores e texturas, além da baixa manutenção no uso. 

Estante em Marcenaria com acabamento em Fórmica Branca 

Projeto e Gerenciamento: Madi Arquitetura & Design

Foto: Sidney Doll

FOLHA DE MADEIRA:

Ah, nós adoramos revestir as nossas marcenarias com folhas de madeira! Esta é uma alternativa muito boa para quem gosta da marcenaria com acabamento madeirado e não pode investir em um móvel de madeira maciça. A marcenaria ganha um ar de sofisticação com o uso deste produto e, além disso, o acabamento fica impecável. A grande questão é o custo final do orçamento, que gira em torno de 20% a 30%, dependendo da madeira especificada.

Estante em Marcenaria revestida em Folha de Madeira Freijó Linheiro

Projeto e Gerenciamento: Madi Arquitetura & Design

Foto: Sidney Doll

LACA:

A pergunta que a gente mais ouve aqui no Madi Arquitetura & Design é:

" Laca risca? "  

Resposta: Sim, pessoal, laca risca!

" Ah, mas então porque vocês especificam? "

Resposta: Nós especificamos em marcenarias de baixo uso ou sugerimos sempre uma proteção com tampo de vidro, por exemplo... Além deste tipo de uso, a laca também pode ser utilizada em detalhes de marcenaria com cores que não existem na fórmica... 

Rack em Laca Branca 

Projeto e Gerenciamento: Madi Arquitetura & Design

Foto: Mira Cerviño

O importante é sempre pensar no uso que sua marcenaria vai ter. Se você precisa de algo que não tenha muita manutenção, prefira a fórmica. Se você quiser algo mais sofisticado, pode usar a laca ou a folha de madeira!

Até o próximo!